A Casa do Conhecimento realiza ações para fortalecer a identidade cultural brasileira

A instituição

Para ampliar e estimular a produção de conhecimento e a circulação do saber

A Casa do Conhecimento é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo realizar, apoiar, promover e difundir ações voltadas para fomentar e fortalecer a memória e identidade cultural brasileira com vistas a contribuir para proporcionar os meios de acesso da população à cultura, à educação e à ciência.

A Casa do Conhecimento tem como principal objetivo contribuir para ampliar e estimular a produção de cultura das cidades brasileiras, não apenas como desenvolvimento dos saberes, mas, sobretudo, como conjunto de valores sociais e costumes, fatores de fundamental importância para reforçar a memória e o sentimento de pertencimento da população de maneira transversal sempre com produção de conhecimento.

Alguns projetos realizados

De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2007, das 10h às 22h, a população de Paracambi, assim como das regiões da Baixada Fluminense e do Vale do Café, foi convidada a participar de atividades de pensamento com renomados escritores e criadores da cultura nacional e local, sessões de filmes premiados, shows e performances, espetáculos de contadores de história, Rodas de Leitura, oficinas e uma exposição de arte contemporânea, com entrada franca. Para conhecer um pouco desses registros que aproximaram artes de leitura, educação de cultura e contribuiu para unir o público ao mundo mágico da leitura, é só conferir no vídeo e nas fotos do evento.

De 1 a 5 de junho de 2009 foi realizado na UNIFOR (Universidade de Fortaleza) a Jornada Endesa Fortaleza do Conhecimento 2009. Durante cinco dias consecutivos, cerca de 200 educadores puderam vivenciar cotidianamente oficinas, atividades artísticas e de pensamento variadas. Acesse e conheça alguns singulares registros do que foi trabalhado e vivenciado nesta “Jornada” que reuniu importantes criadores e pensadores da cultura brasileira junto a educadores da cidade de Caucaia para fazer uma leitura de mundo pelo universo da música.

Como a arte ainda é vista no Brasil como um mundo fechado , cercado de ociosidade e complexidades e, por isso, tem sido deixada de fora dos conteúdos básicos da vida do tra-balhador brasileiro, o projeto Arte para Brincar assume a arte como uma fundamental ferramenta ser utilizada a favor da vivência democrática e da apreensão do conhecimento.

É fundamental que a construção da sensibilidade artística possa estar presente no cotidiaon das cidades pois são através das práticas artísticas que o ser humano amplia os seus modos de aprendizagem e, portanto, cria novas e articuladas formas para apreender os diversos conteúdos dos saberes universais.

Pensar a educação com o suporte da arte é promover a inserção social, cultural e profissional do ser humano da forma mais adequada à vida contemporânea.

Como a arte é uma ferramenta indispensável utilizada no fomento à aprendizagem criadora, sugestionadora, reflexiva e inovadora, em todas as etapas da vida, consideramos que as práticas artísticas auxiliam na criação de dinâmicas que orientam o acesso aos conteúdos de saberes universais, fundamentais de serem apreendidos, seja dentro da sala de aula ou atividades extracurriculares.

A Jornada Artes, Leitura e Humanidades envolve o professor como em sujeito da ação, fundamentalmente porque e quando é o professor quem promove o conhecimento, o aluno tem muito mais oportunidade de formar a sua identidade que cidadã e, nesse contexto, se tornar um sujeito governado pelo seupensamento.

Ao construir e compartilhar conhecimento entre as pessoas, o Reciclasa 2 busca um ponto de equilíbrio entre desenvolvimento sustentável, justiça social, exercício da cidadania e respeito à natureza do planeta. Nesse contexto, seis renomados artistas plásticos realizaram oficinas de criação artística no período de novembro a dezembro de 2009, em seis comunidades da região Metropolitana do Estado do Rio, para criar as peças que deram origem à Exposição O Papel e a Água. Conheça um pouco mais do projeto nos links fotos e registros (programa).

Como a arte ainda é vista no Brasil como um mundo fechado, cercado de ociosidade e complexida-des e, por isso, tem sido deixada de fora dos conteúdos básicos da vida do trabalhador brasileiro, o projeto Arte para o Conhecimento assume a arte como uma fundamental ferra-menta a ser utilizada a favor da vivência democrática e da apreensão do conhecimento.

Apresentamos o projeto Arte para o Conhecimento com o propósito de utilizar a arte como aglutinadora das ideias e dos rados na escola, para a escola, para aideais elabo comunidade escolar, com vistas a fomentar e fortalecer os projetos de melhoria da qualidade de vida das cidades .

De 08 a 29 de junho de 2011 educadores e público afim vicenciaram, na cidade de Nova Iguaçu, a Jornada Educação Século XXI – Escolas, um evento de artes, leitura e humanidades. A Jornada realizou três mesas de debates, com Affonso Romano de Sant’Anna, Daniel Azulay, Lúcia Fidalgo, Júlio Diniz e Ferreira Gullar, e quatro oficinas de criação, com Deneir, Domi Junior, Daniel Azulay e Lúcia Fidalgo. O evento, realizado na UNIG, em quatro escolas municipais de Nova Iguaçu e no Campus da Universidade Estácio de Nova Iguaçu, com acesso gratuito a todas as atividades, reuniu mais de 3 mil pessoas, entre educadores, universitários e alunos do ensino público fundamental de Nova Iguaçu. Acesse os links “Registros”, “Fotos” e “Video” para conhecer um pouco do que aconteceu no projeto.

O projeto Criando e Conhecendo foi concebido para fomentar o pensamento construtivo, crítico e criativo. Nosso desejo é praticar as artes para mexer com a energia político – cidadã, a mesma que, um dia, rompeu com limites e buscou no conhecimento o direito de alçar voos muito mais altos que o corpo permitia. Voamos para outras permitia. Voamos para outras meio da energia do conhecimento, podemos alcançar liberdade, emancipação, sustentabilidade, desenvolvimento e identidade.

Durante sete dias, Saquarema proporcionou um momento inesquecível para seus moradores: a realização do projeto Cultura das Artes, uma ação que aliou entretenimento à produção de conhecimento com o objetivo de fomentar em todos os envolvidos o prazer de viver a magia das artes e da leitura.

De 12 a 18 de maio de 2014, a população participou de atividades de pensamento, oficinas de criação artística, assistir a filmes premiados, apresentações de música, teatro e contadores de histórias. Tudo protagonizado por renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional e artistas locais.

O acesso a todas as atividades foi gratuito.

Esse projeto foi feito para você.

Durante sete dias, Saquarema proporcionou um momento inesquecível para seus moradores: a realização do projeto Cultura das Artes, uma ação que aliou entretenimento à produção de conhecimento com o objetivo de fomentar em todos os envolvidos o prazer de viver a magia das artes e da leitura.

De 12 a 18 de maio de 2014, a população participou de atividades de pensamento, oficinas de criação artística, assistir a filmes premiados, apresentações de música, teatro e contadores de histórias. Tudo protagonizado por renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional e artistas locais.

O acesso a todas as atividades foi gratuito.

Esse projeto foi feito para você.

Durante seis dias consecutivos, Macaé proporcionou aos seus moradores um momento inesquecível: realizar o projeto Cultura das Artes, uma ação que alia entretenimento à produção de conhecimento, com o objetivo de fomentar em todos os envolvidos o prazer de viver a magia das artes e da leitura. De 2 a 7 de junho de 2014, a população de Macaé e adjacências participou de atividades de pensamento, oficinas de criação artística, assistiram a filmes premiados, apresentações de música, teatro e contadores de histórias. Tudo protagonizado por renomados pensadores do cenário cultural e artistas da cidade.

Leia o programa. O acesso a todas as atividades foi gratuito.

Durante sete dias consecutivos, de 11 a 17 de maio de 2015, Petrópolis foi a “capital” das artes e da leitura do Estado do Rio de Janeiro. O Festival de Artes e Leitura de Petrópolis chegou para proporcionar momentos inesquecíveis aos moradores da cidade e de toda a região serrana, numa ação que alia entretenimento à produção de conhecimento.

Venha viver a magia das artes e da leitura participando de atividades de pensamento (mesas de debates), oficinas de criação em diversas linguagens artísticas, shows musicais, espetáculos de teatro e apresentações de contadores de histórias, tudo protagonizado por renomados criadores e pensadores do cenário cultural nacional e artistas da cidade.

Veja a programação completa do festival. O acesso a todas as atividades foi gratuito.

Origem

Desde 2007 focada em aliar entretenimento à produção de conhecimento, desenvolvimento econômico a justiça social

A Casa do Conhecimento surgiu a partir de uma iniciativa de artistas e produtores culturais, tendo como pioneiros os produtores culturais Nelson Freitas e Simone Lopes, de Nova Iguaçu, com a perspectiva de elaborar, apoiar, realizar e propor ações voltadas para fomentar e fortalecer as políticas de cultura de cidades brasileiras que aproximem as relações entre Artes e Leitura, Educação e Cultura e contribuam para a formação do cidadão e, por conseguinte, para o exercício pleno da cidadania.

No primeiro semestre, após a criação, em maio de 2007, a instituição já realizava, em novembro do mesmo ano, o projeto Paracambi Literária, o marco inicial de uma caminhada focada em aliar entretenimento à produção de conhecimento, desenvolvimento econômico a justiça social.

Notícias

Fale com a gente

Entre em contato através da seguinte formulário. Responderemos o mais breve possível.

Você também pode nos seguir no Facebook!